terça-feira, 28 de julho de 2009

Investimento do governo nos profissionais da segurança pública começa a mostrar reflexos

Sociedade sente o resultado dos investimentos do governo na melhoria salarial dos militares

Policiais militares garantem a segurança da população

Depois de aproximadamente seis meses de embates entre o Governo de Sergipe e os policiais e bombeiros militares, organizados através das Associações Unidas, o resultado final tem se mostrado positivo para todos: sociedade, militares e governo.

O reajuste salarial concedido pelo governo aos militares, apesar de não ter sido aquele reivindicado inicialmente pela classe, irá melhorar significativamente a condição salarial da categoria. O impacto na folha de pagamento dos militares será de 96,8% e é ponto de destaque a valorização dos profissionais da reserva remunerada, que passar a perceber a mesma remuneração dos militares em atividade. Até o final de 2010, caso o cenário em outros Estados não sofra grandes alterações, Sergipe terá uma das Polícias Militares mais bem pagas do Nordeste e talvez do Brasil.

Os militares reivindicavam a equiparação salarial com os policiais civis, que ainda percebem uma remuneração mais elevada. No entanto, a alegação do governo de que não teria como avançar além daquilo que foi oferecido à categoria, devido a diversos fatores econômicos, foi acatada pela classe, que promete não esquecer a idéia da isonomia salarial, mas garante cumprir o seu papel até que chegue o momento de novas negociações, o que só deve ocorrer em 2011.

Desempenho

Em resposta ao investimento feito pelo governo para melhorar os salários dos policiais e bombeiros militares, a tropa tem demonstrado um maior nível de empenho e dedicação em suas atividades. Nas últimas semanas, as ações da Polícia Militar, desenvolvidas isoladamente ou em parceria com a Polícia Civil, têm ocupado lugar de destaque nos diversos veículos de comunicação de massa.

Um grande número de prisões, apreensões de drogas e de armas, e recuperação de veículos roubados, por exemplo, têm sido noticiados cotidianamente pela mídia. Muitas dessas prisões e apreensões são fruto de operações desencadeadas pela PM em diversos bairros da capital e cidades do interior. Outro ponto que merece destaque é que essas ações não têm sido realizadas unicamente pelas Unidades especializadas, como o COE, o Choque e a RP, mas por diversas Unidades e Subunidades da capital e do interior do Estado.

As últimas ações da Polícia Militar servem para demonstrar o quanto é benéfico investir no profissional de segurança pública, e não apenas em equipamentos. O reajuste anunciado e já sancionado pelo governo para os militares, apesar de não ter atingido os valores que a classe almejava, já produz efeitos bastante positivos na prestação do serviço à comunidade.

"Há muito temos dito que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros necessitam de investimentos no homem e na mulher, que fazem destas instituições, órgãos tão essenciais na vida de qualquer cidadão. O governo Marcelo Déda deu o primeiro passo nessa direção, e esperamos que muito mais venha a ser feito num futuro próximo", declarou o presidente da Asprase, sargento Araújo.

Referência

Araújo lembrou que enquanto a Polícia Civil serviu de parâmetro na luta salarial dos PM's sergipanos, agora é o Estado de Sergipe que passou a ser referência para lideranças dos militares de outros estados.

"Semana passada estivemos em Salvador a convite dos colegas baianos, para conversar com eles sobre como se deu o movimento reivindicatório em nosso estado. Também já fomos convidados para estar em Natal/RN com o mesmo objetivo, e temos recebido informações de que em outros estados, tanto as associações dos militares quanto os governos estaduais têm tomado algumas atitudes com base no que aconteceu recentemente em Sergipe", afirmou o sargento.

"A mensagem que temos passado aos companheiros que nos procuram é a mesma que norteou nossa luta: primar pela união da classe e de seus representantes, manter-se sempre sob o abrigo da lei e conquistar o apoio da sociedade. Além disso, é ter fé em Deus e rumar para a vitória", finalizou o sargento Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares