Um pouco de história
O dia 25 de agosto é consagrado ao soldado brasileiro e nele se comemora também o dia do Exército Brasileiro. A data não foi escolhida por acaso, mas justamente para homenagem o maior "soldado" da história do EB, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.
Caxias nasceu em 25 de agosto de 1803, na cidade de Estrela, Estado do Rio de Janeiro. Descendente de uma família de militares, carregava no sangue o militarismo transmitido por seus ancestrais. Aos 9 anos ingressou no Colégio Militar e aos 15 na Academia Militar.
Em 1823 foi incorporado ao regimento que na Bahia, sob o comando do seu tio, José Joaquim de Lima e Silva, lutou e venceu as tropas portuguesas lideradas pelo brigadeiro Madeira de Mello. Depois, seguiu com seu regimento para o Maranhão, onde sufocou a Balaiada, o que lhe valeu a promoção ao posto de coronel.
De volta ao Rio de Janeiro, foi destacado para sufocar a rebelião de Sorocaba, chefiada pelo ex-presidente da Província de São Paulo, Rafael Tobias de Aguiar. Caxias foi chamado ainda para pacificar Minas Gerais e o Rio Grande do Sul, sempre com sucesso, razão pela qual foi promovido a Marechal-de-Campo. Lutou no Uruguai e na Guerra do Paraguai, deixando seu nome na história do Brasil.
Caxias ocupou vários cargos importantes no decorrer de sua vida, inclusive o de Ministro da Guerra. Por seu histórico o dia do seu nascimento foi escolhido para comemorar o dia do Exército Brasileiro e consequentemente o dia do Soldado, que passou a ser comemorado a partir de 1923.
Atualmente as Polícias Militares, declaradas constitucionalmente como forças auxiliares e reserva do Exército, também consideram o 25 de agosto como uma data a ser comemorada.
Nossa homenagem
Por isso, a Asprase quer registrar aqui a sua homenagem a todos os "soldados" sergipanos, no mais amplo sentido da palavra. Por sua coragem, dedicação, empenho, desprendimento, enfim, por todas as qualidades que fazem destes homens e mulheres verdadeiros heróis do povo sergipano, o nosso louvor e o nosso reconhecimento.
Seja você da Polícia Militar, seja do nosso Corpo de Bombeiros, homem ou mulher, da capital ou do interior, sinta-se abraçado por cada um de nós que fazemos parte da direção da Asprase, pois sem o seu trabalho, sem a sua dedicação, nossas instituições não seriam o que são. E saibam sempre que para nós, todo dia é Dia do Soldado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário