quarta-feira, 23 de junho de 2010

Bombeiros de SE já estão em Alagoas e ajudam no resgate às vítimas da chuva

O Estado colocou-se à disposição dos governos de Pernambuco e Alagoas no auxílio às vítimas

O Estado de Sergipe colocou-se à disposição dos governos de Pernambuco e Alagoas para prestar assistência às vítimas da chuva. Nos últimos dias, esses estados vêm passando por situação de calamidade após as fortes enxurradas que deixaram vários mortos e milhares de desabrigados. Os 13 homens do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) que participam do trabalho de resgate às vítimas já estão em terrras alagoanas.

"O grupo partiu de Sergipe em duas viaturas na manhã da terça-feira, 22. Apresentamo-nos ao comando local e seguimos para fazer a base. Estamos alojados no Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia e nosso material está no Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros de Alagoas, que fica ao lado”, afirma o tenente Gideão.

Ainda de acordo com o oficial, que junto com outros dois oficiais está à frente das equipes de Sergipe e sob o comando do Corpo de Bombeiros de Alagoas, a quarta-feira será dedicada ao planejamento do serviço operacional. “As áreas estão sendo sobrevoadas para que possamos partir para o trabalho operacional”, concluiu.

Solidariedade

Na segunda-feira, 21, o governador Marcelo Déda telefonou para os governadores de Alagoas, Teotônio Vilena; e de Pernambuco, Eduardo Campos. O governador prestou solidariedade e colocou o Estado a postos para ajudar no que for necessário. “Disse-lhes que o Governo e o povo de Sergipe estão à disposição dos irmãos alagoanos e pernambucanos para ajudar no que estiver ao nosso alcance. O governador Teotônio Vivela relatou as dificuldades para localizar vários desaparecidos, bem como a precisão de equipes de mergulho”, contou Déda.

Diante do quadro mais grave em Alagoas, o governador imediatamente mobilizou a estrutura de governo. “Determinei que o Corpo de Bombeiros enviasse mergulhadores sergipanos com os nossos equipamentos para ajudar na localização. Determinei ainda que a nossa Defesa Civil também entrasse em contato com a sua congênere alagoana. Disse também ao governador Vilela que nosso helicóptero estaria à disposição”, sentenciou Déda.

Em cumprimento à determinação do governador Marcelo Déda e após contato com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), o Governo de Sergipe enviou ao estado vizinho o aparato acordado. “Dos 13 bombeiros enviados, seis são mergulhadores, cinco da área de busca e resgate e dois adestradores do canil do CBMSE. Além disso, foram encaminhados dois cães de busca, duas embarcações, seis equipamentos de mergulho completos, nove cilindros reservas, compressor de alta pressão, equipamentos para busca e reflutuação de objetos submersos, equipamentos de orientação e roupas de resgate de cadáver em áreas alagadas”, informou o comandante-geral do CBMSE, Nailson Santos.

O comandante ressalta que o efetivo enviado a Alagoas foi compatível com a característica do trabalho lá desempenhado. “As nossas equipes que se dirigiram para Alagoas são especializadas no resgate de vítimas em locais de difícil acesso, como escombros e áreas alagadas. É importante lembrar que mesmo com a ajuda, a nossa corporação não ficou desfalcada”, disse.

Defesa Civil

O coordenador da Defesa Civil de Sergipe, major Mendes, informa que o órgão está movendo uma grande campanha que envolve a sociedade e a classe empresarial. Em reunião com representantes do Forúm Empresarial de Sergipe nesta terça-feira, 22, ficou acertada a mobilização por parte de donos de empresas, que se comprometaram em agir conjuntamente com a Defesa Civil para arrecadar donativos aos desabrigados das chuvas.

Por parte da sociedade, cada pessoa pode levar sua contribuição aos seguintes pontos de arrecadação: Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe (Rua Itabaiana, nº 336, Centro), no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe (Rua Siriri, nº 762, Centro) ou em qualquer supermercado da Rede GBarbosa. Os ítens de maior necessidade por parte dos desabrigados incluem colchões, lençóis, cobertores, travesseiros, toalhas, garrafas de água mineral, alimentos não-perecíveis, materiais de limpeza e higiene pessoal.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares