segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sintasa protesta contra 16 demissões em Unidades de Saúde da Família

Categoria reclama das demissãoes de 16 funcionários e acusa secretário de perseguição

Sindicato liderou manifestação contra demissões (Fotos: Portal Infonet)

O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) realizou na manhã desta segunda-feira, 30, uma manifestação na Unidade de Saúde da Família (USF) João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont.

Segundo o presidente do sindicato, Augusto Couto, a manifestação é um ato de repúdio contra as 16 demissões de gerentes de diversas unidades, além do corte salarial de alguns servidores. “Esse é um ato claro de perseguição, já que os servidores que participaram de manifestações tiveram seus pontos cortados em até R$ 348, sendo que outros foram demitidos sem uma justificativa qualquer”, justifica.

O presidente também pontuou que a categoria vai realizar outras mobilizações no sentido de buscar por parte do Secretário Municipal de Saúde Antônio Samarone, uma explicação para as demissões. “É lamentável que um sindicalista como Samarone possa tomar atitudes como essas. A sociedade precisa de uma resposta. Em que tempo estamos? O servidor tem que ficar calado sem o direito de expressar e lutar por melhorias?”, questiona Augusto.

Enquanto os servidores reivindicavam contra as demissões, usuários do Posto de Saúde reclamavam do atendimento. “Tem um ano que venho lutando para realizar um exame de retina e não consigo. Acho que esse secretário deveria mudar essas condições de saúde, e não ficar ai mudando gerente, até porque sempre nos disseram que a falta de médico ou vaga para exames não tem nada a ver com os funcionários dos postos”, critica Joelice Batista dos Santos, 50 anos.

Mudanças administrativas

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve uma mudança administrativa na rede, sem nenhum cunho político. "A gestão repeita o sindicato, mas precisa ficar claro que ela tem direito de nomear uma equipe, de relizar mudanças no sentido de melhorar a qualidade dos serviços", explica a assessora Déa Jacobina.

Ainda de acordo com Déa houve uma avaliação técnica com profissionais da Atenção Básica e sete pessoas foram demitidas. "Há cerca de três meses houveram duas e agora as outras cinco, mas repito que são alterações administrativas de cargos comissionados", finaliza a assessora.

Fonte: Portal Infonet

__________________________

Para saber mais:

Enfermeiros entram com ação no Coren contra Prefeitura - http://asprase.blogspot.com/2010/07/enfermeiros-entram-com-acao-no-coren.html

Funcionários do Samu farão manifestação - http://asprase.blogspot.com/2010/07/funcionarios-da-samu-farao-manifestacao.html

Deputado Iran Barbosa solicita jornada de trinta horas para enfermeiros - http://asprase.blogspot.com/2010/07/deputado-iran-barbosa-solicita-jornada.html

Enfermeiros querem retomar negociações - http://asprase.blogspot.com/2010/07/enfermeiros-querem-retomar-as.html

Samu, oito anos e nada a comemorar - http://asprase.blogspot.com/2010/07/samu-oito-anos-e-nada-comemorar.html

Promotoras visitam sede do Samu Municipal - http://asprase.blogspot.com/2010/04/promotoras-visitam-sede-do-samu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares