terça-feira, 6 de julho de 2010

Samu: “oito anos e nada a comemorar”

O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) denúncia sucateamento de ambulâncias e cobra retorno das negociações salariais da categoria

Augusto Couto, presidente do Sintasa

“Oito anos e nada a comemorar”, enfatiza o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto. Na manhã desta terça-feira, 6, servidores do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) realizaram um ato de protesto para lembrar as reivindicações da categoria. A manifestação teve bolo para lembrar o aniversário dos oito anos do Samu, que será no próximo dia 8 desse mês, mas funcionários garantem que não podem comemorar.

De acordo com o auxiliar de enfermagem Dienes Celestino, falta manutenção nas ambulâncias e os acidentes com os veículos têm sido freqüentes. “Há cerca de 20 dias uma ambulância bateu porque faltou freio e no mesmo dia outra ambulância quebrou a barra de direção. O parâmetro do Ministério da Saúde para o Samu é que tenham seis ambulâncias de suporte básico e duas de suporte avançado, hoje [6] só temos cinco de suporte básico, mas tem dias aqui que têm quatro ou três porque quando bate fica parada”, alerta.

O presidente do Sintasa, Augusto Couto, afirma que durante oito anos do Samu faltou uma gestão que cuidasse da estrutura do local. “Além da falta de manutenção das ambulâncias que é um problema grave tanto para os funcionários quanto para os usuários, a categoria também reivindica o mesmo tratamento com relação aos salários. Foi dada uma gratificação de R$1400 para os médicos retroativo ao mês de fevereiro, nada contra os médicos. Queremos saber porque as outras categorias que trabalham no Samu não receberam o beneficio”, diz Augusto.

Samu

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde, mas até a publicação da matéria, não recebemos resposta para as denúncias feitas pelo sindicato.

Fonte: Portal Infonet

_____________________________

Para saber mais:

http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=100724&titulo=saude
- Sintasa realizará ato de protesto contra SAMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares