quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Militares realizam assembleia geral e definem pauta para 2011

Encontro atraiu até mesmo membros da cúpula nacional do PSC


Centenas de policiais e bombeiros militares voltaram a lotar o auditório do IHGS

O deputado estadual Capitão Samuel esteve presente no encontro

Centenas de policiais e bombeiros militares estiveram reunidos na tarde de hoje, 17, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe para deliberarem sobre a pauta de reivindicações da categoria em 2011. O deputado estadual Capitão Samuel, representante da classe na Assembleia Legislativa do Estado (AL) também esteve presente no evento.

Samuel abriu o encontro agradecendo aos colegas pelos 43.370 votos obtidos no pleito de 2010, que o consagrou como o segundo deputado estadual mais votado de Sergipe, e foi enfático ao dizer que a cadeira conquistada na AL pertence à categoria. Em primeira mão, Samuel disse aos seus colegas que acabara de ser informado de que seria mesmo o presidente da Comissão de Segurança Pública da AL, como já vinha sendo especulado. A notícia arrancou aplausos fervorosos da plateia. O deputado reafirmou o seu compromisso com as causas de interesse coletivo e pediu compreensão àqueles a quem não puder ajudar de forma individualizada.

O Capitão Samuel também falou sobre as indicações que já apresentou na Casa em favor dos militares, a exemplo da regulamentação das Unidades da PM que não são previstas em lei, e sobre os efeitos que devem ser produzidos no Estado por conta dos cortes no Orçamento da União, determinados pela presidente Dilma Roussef. Samuel fez uma análise das propostas dos militares e contribuiu com sugestões baseadas em aspectos legais e políticos.

Pauta

Os militares deliberaram e decidiram a pauta da categoria em 2011, sendo quatro as reivindicações a serem feitas pelas associações. A definição da carga horária em 30 horas semanais e a exigência de nível superior para ingresso nas corporações, são duas das reivindicações, consideradas pelos militares como pendências das negociações de 2009. Além desses dois pontos, também serão reivindicados o retorno da etapa de alimentação, complemento financeiro para custeio de alimentação do militar, e a resolução do problema das promoções, que há muito estão atrasadas para a maioria dos militares, sobretudo na PM.

Várias outras reivindicações serão levadas ao Governo através do deputado Capitão Samuel, como o retorno da gratificação por habilitação (cursos), que vem sendo reivindicada judicialmente por muitos militares e será alvo de negociações a serem realizadas pelo Capitão Samuel, a fim de que tal gratificação volte a ser paga aos militares.

PSC

A assembleia dos militares atraiu não só o Capitão Samuel, mas também membros da cúpula nacional do Partido Social Cristão (PSC). O deputado federal André Moura destacou a visita que recebeu dos sargentos Araújo e Prado, e do cabo Palmeira em seu gabinete em Brasília. Em nome de suas entidades estaduais e da ANASPRA (Associação Nacional de Praças), eles pediram o apoio do deputado para a aprovação da PEC 300/446, que propõe a criação de um piso nacional para os policiais militares, civis e bombeiros. A grata surpresa é que André Moura, motivado pela visita que recebeu dos militares, conseguiu junto ao líder do PSC na Câmara Federal, deputado Ratinho Júnior (PSC/PR), a garantia do apoio de toda a bancada do PSC, composta por 17 deputados, para a aprovação da PEC.

Além de André e Ratinho Jr., também compareceram o presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo (RJ), e o senador sergipano Eduardo Amorim, o qual foi muito aplaudido pelos militares no momento de sua fala, ouvindo-se até mesmo um grito de "meu governador", que foi seguido de muitos aplausos dos presentes.

Ato em defesa da PEC 300

Os militares aproveitaram o encontro para convidar toda a categoria a participar de um ato a ser realizado no próximo dia 21, segunda-feira, em prol da aprovação da PEC 300/446 (piso nacional dos policiais e bombeiros). O ato será realizado no município de Barra dos Coqueiros, onde acontecerá o Fórum dos Governadores do Nordeste, evento que contará com a participação de todos os governadores da região e do governador de Minas Gerais, além da própria Presidente Dilma Roussef.

"Nosso objetivo é lembrar a Presidente Dilma do compromisso firmado por ela em campanha de aprovar um piso nacional para os policiais e bombeiros. Como a Presidente afirmou que a proposta dependeria de diálogo com os governadores, achamos que o momento é mais que oportuno para realizarmos este ato e não deixarmos que ela esqueça esse compromisso", disse o sargento Araújo, presidente da Asprase, sem revelar muitos detalhes sobre o ato.

As associações dos militares e o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), realizarão o ato em conjunto, já que a PEC é do interesse das duas categorias. Os policiais civis deverão comparecer ao ato e as associações esperam que os militares também se façam presentes. O ponto de encontro será nas proximidades do posto policial da CPRv na Barra dos Coqueiros, logo depois da ponte Aracaju/Barra. O encontro terá início pela manhã mas ainda não foi definido o horário.


Pr. Everaldo, Capitão Samuel, Ratinho Jr., Eduardo Amorim e André Moura: cúpula do PSC prestigiou a assembleia dos militares

Deputado André Moura, sargento Prado, sargento Araújo e deputado Capitão Samuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares