quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Em defesa de policiais Aspra rebate nota e foto publicadas em blog

O blog do jornalista Cláudio Nunes, no Portal Infonet, publicou no dia de ontem (11) uma foto de uma viatura da Polícia Militar de Sergipe estacionada em um ponto de táxi na área interna do Shopping Jardins, zona sul de Aracaju. A foto teria sido tirada no dia 10, por volta das 11:30h, e enviada por um leitor do blog que pediu para não ser identificado com medo de represálias, pois o mesmo diz trabalhar no local.

É pena que o denunciante, já que trabalha no local, não tenha aguardado para saber do que se tratava, tendo apenas se dado ao trabalho de tirar a fotografia e enviá-la ao jornalista para que a divulgasse, não se sabe com que intenção. Alguns podem pensar que os policiais estariam anotando placas de táxis para forjar relatórios, outros que estariam usando o veículo da PM para fazer compras, mas nem o denunciante nem o conceituado jornalista devem ter pensado na hipótese de que aquela viatura estivesse simplesmente atendendo uma ocorrência.

O fato é que pelas informações colhidas junto aos profissionais, realmente a viatura do PAC do Bairro Jardins esteve naquele shopping no horário em que foi fotografada, e tudo se encontra devidamente registrado junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que acionou a equipe policial para que atendesse a um chamado originado pela segurança do GBarbosa Jardins, que havia detido um indivíduo por tentativa de furto no estabelecimento, sendo este reincidente na prática do delito.

A guarnição composta pelo cabo Jorge e pelo soldado Miranda atendeu a ocorrência, deteve o infrator e o conduziu até a 1ª Delegacia Metropolitana, no conjunto Leite Neto, conforme consta no Relatório de Ocorrência Policial (ROP) nº M 795880. Quanto ao fato da viatura estar estacionada na vaga para táxis, é importante ressaltar que quando em atendimento, os veículos prestadores de serviços de utilidade pública gozam de livre parada e estacionamento, conforme dispõe o Código de Trânsito Brasileiro (art. 29, VIII). Os policiais já solicitaram retratação por conta da notícia veiculada.

A Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe – Aspra Sergipe – faz questão de se manifestar em defesa destes policiais trazendo à tona a verdade. Aos amigos da imprensa, os quais muito respeitamos, fica a sugestão de que antes de publicar uma notícia verifiquem não só a fonte, mas a verdade dos fatos e as verdadeiras intenções dos denunciantes.

Já aos companheiros militares queremos dizer que a Aspra estará sempre pronta a atuar em defesa daqueles que necessitem do nosso auxílio. Para tanto disponibilizamos nossos telefones, e-mails, redes sociais e todos os meios de comunicação disponíveis para que façam suas denúncias e suas solicitações de apoio.

http://www.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=133575

NOTA PUBLICADA NO BLOG DE CLÁUDIO NUNES

Veículo da PM estacionado em Shopping
 

E-mail recebido, devidamente identificado: “Peço que não revele meu nome e e-mail para não sofrer retaliações porque trabalho no local. Hoje (ontem,10), por volta das 11h30, o veiculo da Polícia Militar da foto ao lado passou um tempo estacionado na vaga para táxi no Shopping Jardins, ao lado do supermercado G.Barbosa”. 

Foto enviada pelo leitor do blog do Cláudio Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares