terça-feira, 31 de maio de 2016

Jackson promove PMs e assina presunção da inocência

Governador Jackson Barreto. Foto Arquivo Aspra

O Secretário de Segurança Pública do Estado, João Batista, comemorou a promoção dos oficiais e praças da PM e os resultados que a polícia de Sergipe conseguiu nos últimos três meses. Segundo ele, o mês de maio fecha com uma queda de 40% no número de homicídios no estado, em relação ao mesmo mês do ano passado

Uma noite de promoções para homens e mulheres da Polícia Militar do Estado de Sergipe. Famílias reunidas para celebrar a ascensão na carreira de muitos oficiais e praças da corporação. A solenidade, que teve ainda a entrega de medalhas, homenagens e condecorações, foi na noite desta segunda-feira, 30, no auditório do Ministério Público Estadual. Festa que foi comandada pelo governador do Estado, Jackson Barreto, ao lado do secretário de Segurança Pública, João Batista, do comandante da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral e dezenas de autoridades.

Foram quase 50 oficias e praças promovidos numa solenidade cheia de emoção. Entre os nove oficiais que chegaram ao posto de coronel, patente mais alta da PM, três são mulheres. O governador Jackson Barreto destacou o papel da mulher na Corporação.

“Isso mostra o empoderamento da mulher, três mulheres estão sendo promovidas à patente de coronel, do total de nove, o que equivale a 1/3 do posto mais alto da PM. Isso para mim é uma alegria muito grande. O que estamos fazendo aqui é reconhecer o trabalho, a história e a dedicação desses verdadeiros heróis e heroínas do nosso povo, que dão o melhor de sua vida em defesa da sociedade sergipana, que dá segurança ao nosso povo”, afirmou o governador.

Valéria Barros está na Polícia Militar há 25 anos e chegou ao topo da carreira militar. No sorriso farto que levava no rosto, a certeza do trabalho cumprido e a vontade de contribuir ainda mais para levar segurança para o povo de Sergipe.

“A felicidade é imensa, é imensurável chegar ao ápice da minha carreira após 25 anos de percurso galgando todos os postos da carreira do oficialato e, agora, chegando ao último, querendo me doar muito mais, porque ainda tenho muito tempo pela frente. A gente sofre preconceito, mas supera com técnicas e com o nosso profissionalismo. Cheguei para mostrar que a mulher está no mesmo patamar do homem”, disse a coronel.

O Secretário de Segurança Pública do Estado, João Batista, comemorou a promoção dos oficiais de praças da PM e os resultados que a polícia de Sergipe conseguiu nos últimos três meses. Segundo ele, o mês de maio fecha com uma queda de 40% no número de homicídios no estado, em relação ao mesmo mês do ano passado. O secretário exaltou a importância do trabalho de integração que vem sendo realizado entre as polícias Civil e Militar, agradeceu o empenho de toda a PM em combater o crime e elogiou o trabalho da corporação comandada pelo coronel Marcony Cabral. Além disso, ele frisou a importância dessa promoção para esses homens e mulheres que lutam para dar segurança a sociedade. “Estamos conseguindo resgatar a sensação de segurança no povo de Sergipe. Essas promoções oxigenam a polícia militar e homenageam essas pessoas que dedicam suas vidas a cuidar do combate ao crime”, disse o secretário.

Segundo o comandante da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, este é mais um dia de comemoração para a Corporação, quando o governo do estado reconhece o trabalho e o empenho de quem veste a farda todos os dias para lutar contra a violência e o crime. “Sempre que há promoção isso renova a corporação. Novas responsabilidades chegam e há uma continuação da carreira, sempre com a preocupação de trazer segurança para a sociedade” explicou o comandante da PM.

Assinatura de Decretos para a PM

O governador Jackson Barreto aproveitou a ocasião para assinar dois decretos que beneficiam a PM. O primeiro estende aos praças da instituição a garantia constitucional da presunção de inocência. A partir de agora soldados, cabos, sargentos e subtenentes somente sofrerão restrições ao seu direito à promoção, caso seja condenado com sentença judicial transitada e julgada. Com isso o governo realiza um antigo sonho da corporação.

“Esse decreto desfaz uma injustiça com parte da polícia. Antes bastava que um praça fosse denunciado para perder o direito à promoção. Com esse decreto, isso muda”, disse o subtenente Franklin Santos.

O Segundo decreto instituiu, no âmbito do Poder Executivo Estadual, uma comissão técnica para efetuar os estudos visando à implantação para os subsídios da Polícia Militar do Estado de Sergipe e do Corpo de Bombeiros Militar. O decreto foi assinado pelo governador Jackson Barreto, pelo Secretário de Segurança Pública, João Batista, e pelo Secretário de Governo, Benedito de Figueiredo.

O governador falou da preparação do Projeto de Lei, que será encaminhado para ser votado na Assembleia Legislativa, e informou que o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos do servidor público já começou a ser implantado.

“Nós hoje estamos lançando o PCCV. Amanhã, no salário dos servidores da área da educação, o PCCV já sai implementado. Essa é a melhor notícia que os servidores do nosso estado tiveram hoje. Amanhã, estaremos reunidos com mais de dez sindicatos cuidando do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos de mais categorias. Hoje à noite é a festa da PM. Amanhã, será a de todos os outros sergipanos. Palavra que foi dada pelo governador do Estado é palavra cumprida”, disse Jackson Barreto, comemorando o início da implantação do PCCV.

Entrega de coletes femininos

Durante o evento, o governador entregou 87 coletes balísticos femininos, mostrando o compromisso com o fortalecimento da segurança pública de Sergipe. O investimento foi de R$ 92.886,20, adquiridos por meio de doação do Senasp/MJ.

Para as policiais femininas, esse colete é um avanço e uma grande melhoria no trabalho. O colete unissex não atende ao formato do corpo das mulheres e acaba sendo desconfortável no dia a dia do trabalho nas ruas. “Adoramos a novidade. Esse é um colete adequado a nossa estrutura é um grande presente para as policias mulheres”, disse a coronel Valéria Barros.

Manifestação

Na saída da solenidade, o governador conversou com uma comissão de aprovados no concurso da PM, que esperam ser chamados para o trabalho. O governador ouviu o pedido de integração dos mais de 300 aprovados e marcou uma reunião para o próximo dia 9 de junho, para que governo avalie a possibilidade financeira dessa nova inclusão de servidores no quadro da Polícia Militar.

Entrega de 36 medalhas Tiradentes e do Mérito Policial Militar

A Medalha do Mérito Policial Militar foi instituída no ano de 1989, para reconhecer e premiar militares, civis ou Instituições que tenham prestado relevantes serviços à Corporação. Desta vez foram 24 pessoas homenageadas com a condecoração.

Veja os homenageados com a Medalha do Mérito Policial Militar:

  • Almirante José Coelho Ferreira, Ministro STM;
  • Coronel da PM de Sergipe, Gothardo Jose Pessoa Lopes (reserva);
  • Promotores de Justiça Edyleno Ítalo Santos Sodré e Nilzir Soares Vieira Junior; Procurador do Estado Flávio Augusto Barreto Medrado;
  • Tenente Coronel da PM de São Paulo, Homero de Giorge Cerqueira;
  • Tenente Coronel da PM de Alagoas Maria de Fátima Basílio de Lima do Valle;
  • Tenente Coronel da PM do Ceará Manuel Ozair Santos Júnior;
  • Tenente Coronel da PM de Alagoas, Maxwell da Silva Santos;
  • Tenente Coronel da PM da Bahia, Paulo José Reis de Azevedo Coutinho;
  • Christian Oliveira, Diretor Presidente do Ipesaúde;
  • Dr. Wagner Bravo de Oliveira, do Hospital Primavera;
  • Dr Fernando Almeida Barbosa, Médico da Unicat;
  • Major da PM da Bahia, Carlos Fernando Leite Teixeira Junior;
  • Major da PM de São Paulo , Fernando César Lorencini;
  • Major da PM de Alagoas, Claudio José Da Silva;
  • Major da PM de Goiás, Carlos Augusto Sales Bucar;
  • Major da PM da Bahia, José Luiz Santos Silva;
  • Capitão da PM de Alagoas, Marcílio Cerqueira Lima;
  • Subtenente da PM de Sergipe, Reinaldo Madeiro;
  • Sargento da PM de Sergipe, Edilson Galdino;
  • Cabos da PM de Sergipe, Jose Dos Anjos Silva e Marcio Rogerio Vieira Silva e Soldado da PM de Sergipe, Gerfferson Borges Vieira.

A Medalha Alferes Tiradentes é a maior condecoração concedida pela PM de Sergipe. Foi criada no ano de 2004, para distinguir e coroar militares, civis e instituições que tenham destacados serviços prestados à Corporação.

Receberam a Medalha:

  • João Batista dos Santos Junior, Secretário de Segurança Pública do Estado;
  • Coronel da PM do Mato Grosso, Glay Alves de Castro;
  • Coronel Carlos Magno Ornellas Santos, da reserva;
  • Os promotores Jarbas Adelino Santos Júnior e João Rodrigues Neto, promotores da Auditoria Militar;
  • Augusto Fábio Oliveira dos Santos, Presidente do Sergipe Previdência;
  • Tenentes Coronéis da PM do Ceará, Manoel Ozair Santos Júnior e Suitberton Prado Marques Pinheiro;
  • Tenente Coronel da PM de Sergipe SE, Vivaldy Cabral Santos;
  • Major Alexsandro Ribeiro de Souza, Comandante do 11º Batalhão de Sergipe e Major da PM de SE Charles Victor Oliveira Santos;
  • Major da PM da Bahia, Adriano Chastinet de Carvalho e
  • Subtenente da PM de Sergipe, Franklin Lima Santos.

Fonte: ASN/Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares