Conheça a ANASPRA

Postagem em destaque

Parceria Aspra Hapvida: descontos nos planos de saúde para associados Aspra Sergipe

Prezado Cliente, A parceria Divicom Hapvida , leva aos Associados da ASPRA, condições especiais com preços bem reduzidos para aquisi...

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Governador promove solenidade em comemoração ao Dia do Soldado com promoção de praças e oficiais da PM

Um ato solene que se traduz num momento histórico para diversos policiais militares e suas famílias. Esta pode ser a definição para descrever a solenidade promovida em comemoração ao Dia do Soldado (25 de agosto), que foi realizada na noite desta segunda-feira, 27, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC). Além das 294 promoções e condecorações a autoridades e personalidades da sociedade civil, a solenidade também marcou a outorga de condecorações aos próprios militares, entre elas a Medalha Alferes Tiradentes, a mais alta comenda da Policia Militar do Estado de Sergipe, e a medalha dos 30 Anos de Serviço, entregue aos que completam as três décadas na atividade policial militar.

Comandando a solenidade, o governador Marcelo Déda fez questão de reconhecer publicamente o papel dos militares estaduais e a sua importância para a manutenção da paz e tranquilidade das famílias sergipanas. “Estas promoções e condecorações representam o reconhecimento da corporação aos aos seus membros, praças e oficiais, que em função do tempo de serviço ou do seu merecimento, ascendem a um posto superior na carreira militar. Isto revela a nossa disposição, enquanto Governo do Estado, de viabilizar as promoções para permitir que haja um crescimento dos homens dentro da própria corporação. A partir daí, temos a oportunidade de premiar aqueles que, por merecimento ou antiguidade, fizeram jus a avançar na sua carreira militar”, argumentou o governador em relação à promoção dos 269 praças (de soldados a subtenentes) e 25 oficiais (de segundo-tenente a coronel).

Agraciados

Dentre as autoridades agraciadas com a Medalha do Mérito Policial Militar estava o ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Carlos Alberto Marques Soares. “Esta é uma condecoração que muito me honra, já que representa o reconhecimento do trabalho da Justiça Militar por uma das corporações que mais vem evoluindo nos últimos tempos. A Polícia Militar de Sergipe é uma corporação tida como referência e modelo em muitos aspectos. Fico extremamente feliz com a homenagem”, declarou o ministro.

Também dentre os agraciados com a comenda estava o comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, coronel PM Gerardo Rebelo Filho. “Esta é uma homenagem que nos alegra e fortalece o nosso sentimento de parceria entre corporações da mesma região que, sempre que possível, atuam em colaboração nas mais diversas áreas. É uma honra representar a Polícia Militar do Piauí nesta homenagem prestada pela Polícia Militar de Sergipe”, afirmou o comandante piauiense.

Ainda foram agraciados com a referida comenda, o subcomandante da PM do Piauí, Coronel PM Carlos Sidney Cardoso, a juíza auditora militar da 6ª Vara Criminal de Sergipe, Juliana Nogueira Martins; o promotor de Justiça da Auditoria Militar, João Rodrigues Neto; o comandante da Marinha Mercante da Argentina, capitão Osvaldo Gutierrez, o secretário de Estado da Saúde, Silvio Santos; a presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Vera Lúcia de Oliveira; o diretor-presidente do Sergipe Previdência, Augusto Fábio de Oliveira Santos, dentre outras autoridades e personalidades que tiveram a sua atuação e colaboração reconhecida pela PM sergipana.

Alegria e Confraternização

Após cumprimentar diversos militares e familiares durante os momentos da afixação das novas insígnias que representam as patentes dos militares promovidos, o governador Marcelo Déda, em seu discurso, destacou a importância do momento como um marco da evolução profissional de cada um dos militares asnpromovidos e o ganho que isso representa para todo o conjunto da corporação.

“Estou aqui para celebrar, comemorar e compartilhar esse momento de alegria que a solenidade de hoje traduz. Numa vida repleta de perigos, que exige supremo esforço, oficiais e praças da Polícia Militar foram convocados para esta formatura com o objetivo de prestar homenagens, reconhecer o mérito e proclamar o direito de cada um a dar seguimento a sua carreira, alçando os postos da hierarquia da nossa centenária Polícia Militar”, registrou o governador, ao relembrar solenidades de promoção recentes, que reconheceram o trabalho e atuação de diversos militares.

O governador também fez questão de agradecer a todas as autoridades e representantes de corporações militares de diversos estados presentes ao ato, além de evidenciar o trabalho de restruturação que está sendo feito na Polícia Militar, valorizando os militares para buscar um serviço cada vez melhor à sociedade sergipana.

“Ainda há muito que evoluir, mas em termos de remuneração, a nossa Polícia Militar está na frente de 25 outras polícias do país. Temos um compromisso inconteste com essa evolução que se reflete em investimentos históricos em estrutura, equipamentos, tecnologia e valorização profissional”, relembrou o governador, ao afirmar que justamente buscando aperfeiçoar cada vez mais a atuação da PM, fez questão de conversar pessoalmente com cada um dos novos coronéis promovidos nesta data, solicitando empenho e colaboração.

O governador também foi enfático ao esclarecer que os projetos que preveem a realização dos novos concursos públicos para a PM estão em tramitação do Poder Legislativo e a expectativa é de que, ainda esse ano, seja publicado o edital autorizando a realização do referido concurso.

Reestruturação e Compromisso

O comandante Geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel PM Maurício Iunes, também fez questão de evidenciar a importância do processo de evolução da corporação, o que, segundo ele, revela o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública.

“Estamos em franco processo de restruturação da corporação, o governador Marcelo Déda vem proporcionando os meios necessários e vem dando total apoio a este comando para implementação dessas necessárias e urgentes mudanças. Não podemos temer os desafios que as injustiças sociais apresentam, não temos o direito de fraquejar diante do nosso dever constitucional de prover segurança pública e afastar dos cidadãos de bem daqueles que escolheram o caminho do mal. Os policiais promovidos e agraciados nessa solenidade, em sua grande maioria, labutam há mais de 20 anos. Nos cabelos brancos e nos ombros cansados repousam a certeza do cumprimento do dever e a coragem de continuar”, declarou o comandante.

Já o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, destacou a importância da demonstração do compromisso do governador com a evolução da segurança pública. “Hoje a segurança pública de Sergipe, sobretudo a Polícia Militar, está em festa, pela promoção de mais de 200 oficiais e praças. Esta é mais uma demonstração do compromisso do governador tem com a segurança pública, testemunhado por sua participação no evento”, salientou o secretário.

Homenagens

Foram agraciados com a Medalha Alferes Tiradentes, por seus serviços prestados à corporação, o coronel PM José Enilson Aragão – Corregedor-Geral da PMSE, o coronel PM Edmilson Batista Barros – Chefe da 2ª Secção do Estado Maior Geral EMG; e o coronel PM José Pereira de Andrade Filho – Comandante do CPMI (Comando do Policiamento Militar do Interior).

Prestigiaram o ato autoridades como o deputado estadual Antônio dos Santos, representando a Assembleia Legislativa; o promotor Rony Almeida, representando o Ministério Público de Sergipe; diversas autoridades militares representando Exército, Marinha e Aeronáutica, magistrados ligados à área da Justiça Militar, parlamentares, dentre outras autoridades e familiares dos militares promovidos.

Promovidos


Veja a seguir a lista dos oficiais promovidos e seus respectivos critérios.

  • Promoção a Coronel: Foram promovidos os Tenentes-Coronéis Adolfo Menezes Teles Santos (QCOPM), Abner Lobo (QCOPM), Antônio Sávio Santos (QCOPM), Jackson Santos do Nascimento (QOPM) e Marcio Daltro de Almeida (QOPM), Lincoln Marcelo Pacheco M. Veras (QOSPM) todos por critério de merecimento.
  • Promoção de Major ao posto de Tenente-Coronel QOSPM pelo critério de merecimento: Saulo Fontes de Santana.
  • Promoção de Capitão ao posto de Major QOAPM: José Roberto Coelho de Carvalho (antiguidade) e Jaciel Santos (merecimento).
  • Promoção de 1º Tenente ao posto de Capitão QOAPM, critério de antiguidade: Waldoilson Brito Santos, Genivaldo Nacimento Santos e Valtemir de Sá Rocha.
  • Promoção de 2ª Tenente ao posto de 1º Tenente (QOAPM), critério de antiguidade: Jorge Braga dos Santos, Edênio Murilo Santos Santana, Edinaldo Rezende dos Santos e José Erasmo dos Santos.
  • Promoção de Aspirante-a-Oficial ao posto de 2º Tenente (QOPM), por critério de antiguidade (QOPM): Adrianno Lennon Vieira de Freitas, William Santos Mota, Camila Karoline de Melo Lima e Jonatas Lopes Nunes.
  • Promoção de Subtenente ao posto de 2º Tenente (QOAPM), critério antiguidade: Antônio de Souza Neto, Rubens dos Santos, Marcos Antônio da Silva Santana, José Dantas de Souza e Claelber José Barbosa Reis.
  • Promoção de Cabo para 3º Sargento: 163 Policiais militares (antiguidade).
  • Promoção de soldado para Cabo: 106 Policiais militares (antiguidade).
Fonte: Site da PMSE

Postagens populares