quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Concurso Soldado PMSE 2013 na Justiça

Os concurseiros policiais nordestinos (e até de outros estados) aguardam com ansiedade o concurso para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Sergipe – PMSE 2013, que desde o ano passado vem sendo anunciado por autoridades daquele estado, mas que, até agora, está com o edital em fase de preparação.

A situação na PM sergipana está de tal modo preocupante, em virtude da falta de efetivo, que policiais militares entraram com uma ação na justiça exigindo a realização do certame:
O deputado estadual Capitão Samuel, juntamente com o major Adriano Reis, pediram ao Ministério Público de Sergipe, que ajuíze uma Ação Civil Pública (ACP) contra estado obrigando-o a realizar um concurso público para o preenchimento de vagas disponíveis na corporação. O documento foi protocolado na manhã de ontem (14) na sede do órgão.

O deputado Capitão Samuel explica que essa é a forma de pressionar o governo a realizar o concurso de forma imediata, uma vez que a data prevista para divulgação do edital seria em outubro de 2012. O deputado disse ainda que os policiais militares defendem a realização do concurso. “As escalas estão apertadas e os polícias estão trabalhando mais do que as horas estabelecida pela legislação. O efetivo atual de policiais militares está à metade do previsto na lei para quando o Estado tinha um milhão e 600 mil habitantes. Hoje nós temos mais de dois milhões e 100 mil habitantes, o que está previsto na lei já não daria e nós estamos com a metade prevista na lei”, afirma.

Para o deputado, os policiais estão trabalhando além do que a legislação permite, o que estaria acionando doenças ocupacionais. “Nós protocolamos essa ACP para pedir que as escalas de serviço da PM estejam de acordo com o que a lei determina. Esses profissionais estão trabalhando de forma escrava e sem férias, uma vez que a maioria dos policiais trabalha todos os dias seguidos. Por isso, pedimos ao MPE que ente com ACP obrigando ao estado que a fazer concurso público”, diz.

O que diz o Governo

O Comando da Polícia Militar de Sergipe, através de sua assessoria, afirmou o seguinte, frente à provocação política:
“Nós já temos o projeto do edital do concurso da Polícia Militar acabado. Ainda não foi publicado porque identificamos que havia uma incongruência com a legislação no quesito remuneração. Por exemplo: quando o aluno entrava no curso de formação de soldado, ele já recebia a remuneração semelhante a do soldado que efetivamente já trabalhava na rua, o que é um contra-senso. O soldado recém-aprovado no concurso tem uma atividade menos complicada e perigosa do que o soldado que já está na rua trabalhando. Então identificamos que há a necessidade de fazer a mudança: o aluno aprovado receberia uma bolsa de estudos até que se tornasse o profissional preparado para ir às ruas. Portanto, já estamos verificando essa legislação e tão logo esse obstáculo seja vencido será aberto o edital”
Vagas e remuneração

Segundo as informações de bastidores, 600 vagas para soldado PM serão disponibilizadas neste certame. Veja abaixo as exigências do último concurso realizado pela corporção, em 2005:
  1. Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  2. Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  3. Não ter antecedentes criminais ou policiais;
  4. Achar-se em pleno gozo de seus direitos civis e políticos;
  5. Ter idoneidade moral e conduta pregressa compatível com o cargo de militar estadual pretendido;
  6. Ter aptidão para a carreira de Policial militar estadual, aferida através dos exames: Intelectual, Saúde, Aptidão Física, Psicológico e Avaliação Social;
  7. Ter altura mínima descalço de 1,65 m (um metro e sessenta e cinco centímetros), quando do sexo masculino, e de 1,60 m (um metro e sessenta centímetros), quando do sexo feminino;
  8. Completar, no ano da matrícula do curso (2005), 18 (dezoito) anos, no mínimo, e 30 (trinta) anos, no máximo;
  9. Ensino Médio completo ou equivalente;
  10. Preencher as demais exigências constantes deste Edital e suas Normas Complementares.
  11.  
Na PMSE, o salário do soldado está em torno de R$3.300,00. 

Intensificando os estudos 

Os candidatos mais dedicados já começaram a estudar, principalmente com base no que foi cobrado no último concurso, em 2005. Para não ficar de fora, clique aqui e baixe a prova do último concurso de soldados da Polícia Militar de Sergipe. Clique aqui e veja o conteúdo programático previsto no último concurso da PMSE.

Estamos ligados neste concurso. Continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes!

Fonte: Abordagem Policial/Site Concurso Policial

7 comentários:

  1. Alguma previsão para o concursos dos bombeiros?

    ResponderExcluir
  2. pm um sonho que sera realizado em outro estado sergipe estarei ai

    ResponderExcluir
  3. Por enquanto, nenhuma previsão de concurso.

    ResponderExcluir
  4. Aspra, passei no concurso de 2005 e servi durante dois anos, pedi baixa para ocupar outro emprego mas agora quero retornar à PM, o meu problema é que estou com 32 anos, gostaria de saber se há alguma forma de ingressar na PM com essa idade.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se o edital do concurso da PM para soldado vai sair antes de Julho?

    ResponderExcluir
  6. Eu vou passar.Me aguarde sergipe to chegando!

    ResponderExcluir
  7. Eu vou passar, me aguarde Sergipe.Estou chegando!

    ResponderExcluir

Postagens populares