sábado, 2 de novembro de 2013

Aspra Sergipe participa do II Encontro Regional Nordeste da Anaspra

Aconteceu durante toda a manhã e tarde desta quinta-feira, 31, no Radisson Hotel em Aracaju, o II Encontro Regional Nordeste da Anaspra (Associação Nacional das Entidades Representativas de Praças Militares Estaduais). O evento foi organizado pela Anaspra e pela Amese (Associação dos Militares de Sergipe), com o apoio do deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE), e contou com a participação de representantes de associações de praças militares de vários estados do Nordeste e de outras regiões.

A abertura do evento foi prestigiada pelo governador em exercício Jackson Barreto(PMDB), pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), pelo Comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício Iunes e várias outras autoridades. Entre os visitantes, oficiais e praças com mandato parlamentar em seus estados, a exemplo dos deputados estaduais Sargento Aragão (TO) e Major Rocha (AC), dos vereadores Soldado Prisco (Salvador/BA) e Capitão Vagner (Fortaleza/CE), e do deputado federal Major Fábio (PB).

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Capitão Samuel (PSL) também prestigiou a abertura do evento, mas o que chamou a atenção de muitos dos presentes e foi alvo de vários comentários posteriores foi o fato de o deputado não ter sido convidado pela organização do evento para compor a mesa, possivelmente por conta das divergências políticas entre o deputado e o presidente da Amese, sargento Jorge Vieira.

Por outro lado, embora também divirjam em diversas situações, o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe (Aspra/SE), sargento Anderson Araújo, recebeu o convite do sargento Vieira para participar do evento e esteve presente durante todo o encontro representando a Aspra Sergipe, que também é filiada a Anaspra.

Temas

O Encontro Regional da Anaspra serviu para o debate de temas polêmicos e de extremo interesse para os militares estaduais. As palestras e debates orbitaram entre a questão da desmilitarização das polícias e a instituição do ciclo completo de polícia, além da discussão acerca da necessidade de criação de um fundo nacional para a segurança pública, capaz de garantir entre outras coisas o pagamento do tão sonhado piso nacional dos policiais e bombeiros do Brasil.

Os palestrantes Dr. Elias Miler, coronel da reserva remunerada da PM paulista, e o Dr. Túlio Vianna, professor de Direito Penal da UFMG, contribuíram para abrilhantar o evento. O coronel Miler, que falou sobre o ciclo completo mitigado, chegou a surpreender alguns ao se declarar favorável à desmilitarização das PMs, pouco defendida no alto escalão do oficialato. Já a desmilitarização foi o tema apresentado pelo Dr. Túlio Vianna, que também defendeu a criação de uma polícia única e de ciclo completo.

Homenagens

Durante o evento algumas personalidades foram homenageadas, entre elas a promotora de justiça Dra. Euza Missano, o radialista George Magalhães, o jornalista Munir Darrage, o advogado Márlio Damasceno e o soldado reformado Damião dos Santos, que mesmo sem ambas as pernas, amputadas em consequência de um disparo de arma de fogo recebido na coluna durante uma ocorrência policial, na qual agiu no cumprimento do seu dever, tornou-se um símbolo da luta dos militares sergipanos, estando sempre presente nas mais diversas manifestações promovidas à época pelas "Associações Unidas".

Ao final foi feita a última homenagem, sendo que o agraciado foi o deputado federal Mendonça Prado, que recebeu o carinho de todos os integrantes da diretoria da Anaspra e de suas filiadas presentes no Encontro. O motivo desta homenagem e das várias manifestações de apoio ao deputado foi a sua luta constante em prol da PEC 446/300, da Lei da Anistia e de tantas outras questões relativas à classe militar e à segurança pública de modo geral. O deputado abraçou as causas dos militares, transformou o seu gabinete em um ponto de encontro das lideranças de associações em Brasília, está sempre acompanhando essas lideranças na Câmara em busca de soluções para os problemas apresentados e com toda essa atenção dispensada acabou conquistando o respeito, a admiração e até mesmo a amizade de militares nos quatro cantos do Brasil, além de um carinhoso apelido - Cabo Mendonça.

A exemplo dos demais companheiros, o sargento Araújo também fez questão de manifestar o reconhecimento da Aspra Sergipe ao trabalho desenvolvido por Mendonça Prado. "Independente de questões políticas ou ideológicas, há que se fazer o justo reconhecimento àqueles que trabalham em prol da classe militar e que se comprometem verdadeiramente com a causa, e em nome da Aspra, de forma muito independente, quero fazer esse reconhecimento", declarou o presidente. "Fico feliz em ver que sua participação no 5º Enerp em Natal para falar sobre a PEC 300 a nosso convite, à época como Diretor de Intercâmbio da Anaspra, não foi algo pontual, mas marcou o início de uma grande relação entre o senhor e a Anaspra, e com os militares de todo o Brasil", disse Araújo.

Governador em exercício e Prefeito de Aracaju prestigiam o evento

Policiais militares presentes no Encontro da Anaspra


 Representantes de associações de vários estados homenageiam Mendonça Prado

Sargento Araújo manifesta o reconhecimento da Aspra Sergipe à atuação de Mendonça Prado nas questões de interesse da classe militar

Fotos: Assessoria Parlamentar do Dep. Mandonça Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares