sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Direitos Humanos: Secretário reúne-se com comandante da PM

O secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (SEDHUC), Antônio Bittencourt Júnior, acompanhado do Ouvidor Estadual dos Direitos Humanos e da Cidadania, Elito Vasconcelos, fez uma visita cortesia na última semana, ao Comandante Geral da Polícia Militar de Sergipe(PM/SE), Coronel Maurício da Cunha Iunes. 

O encontro possibilitou estreitar as relações de cooperação entre esses dois instrumentos de defesa e garantia dos direitos da sociedade. Nós dois compreendemos a importância dessa constante interlocução entre direitos humanos e polícia militar para que se desconstrua a ideia, que não e verdadeira, de que direitos humanos e polícia estão em lados diferentes. Pretendemos realizar ações conjuntas, pois avaliamos como substancial a importância da interação entre a SEDHUC e PM, explica secretário Bittencourt.

De acordo com Bittencourt, assuntos substanciais foram discutidos como o curso de formação dos novos policiais militares destacando-se o trabalho de humanização que tem inserido na grade a disciplina direitos humanos. Dialogaram sobre a implantação em Sergipe do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura; questão da desmilitarização da polícia e sobre os cursos com as policias comunitária de Aracaju e do interior, iniciativa do Major Pinheiro.

Trabalho Conjunto

Segundo o Comandante Geral da PM/SE, o Coronel PM Maurício da Cunha Iunes, a visita do Secretário Antônio Bittencourt reflete a parceria entre a SEDHUC e a PM/SE. “O encontro demonstra a preocupação da força policial sergipana com o respeito aos direitos e garantias constitucionais do cidadão no desempenho da sua tarefa diuturna de servir e proteger a sociedade sergipana, realizando o policiamento ostensivo preventivo e a preservação da ordem pública”, relata o Comandante da PM.

Ainda segundo o Coronel, o Comando da PMSE tem envidado esforços para que o policial militar seja o mais operativo possível, sem, contudo, se descuidar do respeito aos direitos humanos, inclusive daqueles que descumprem a legislação e são presos ou apreendidos durante as ações policiais.

O coronel Iunes colocou a Polícia Militar à disposição da secretaria quando necessário nas ações. Direitos Humanos e Policia Militar são meios de garantia dos direitos de cada cidadão e devem trabalhar conjuntamente para isso, complementa o Secretário dos Direitos Humanos.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares