sexta-feira, 2 de junho de 2017

Minas Gerais: Anistia das praças da PMMG é aprovada na ALMG

Fonte: Facebook Sargento Rodrigues

Projeto de Lei, de autoria do deputado Sargento Rodrigues, que concede anistia às praças da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) excluídas da corporação em virtude da greve que ocorreu em junho de 1997 foi aprovado, em segundo turno, pelo plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã desta quarta-feira, 31/5/2017. O PL obteve 56 votos favoráveis e apenas um contrário.

A proposição determina que o Governo anistie às praças da Polícia Militar de Minas Gerais excluídas da corporação em virtude do movimento reivindicatório ocorrido em junho de 1997, de acordo com o disposto na Lei Federal nº 12.505, de 11 de outubro de 2011.

Segundo o deputado Sargento Rodrigues, esta será a lei mais importante da sua trajetória como parlamentar. “Esse foi um momento muito especial para mim, pois das 48 leis aprovadas até o presente momento, esta será a mais importante. Ela põe fim a uma ferida que há duas décadas permanece nos registros funcionais dos policiais militares expulsos da corporação que foram incorporados no Corpo de Bombeiros Militar”, afirmou.

Ainda segundo Rodrigues, vários policiais não se conformam, em hipótese alguma, mesmo sendo muito bem acolhidos no Corpo de Bombeiros, de exercerem a atividade porque são policiais militares, treinaram e tiveram formação de policial e não de bombeiro.

Segundo um dos policiais expulsos, Sargento Edmundo, o sentimento é de justiça sendo feita. “É uma ferida aberta há 20 anos que começa a sofrer uma cicatrização com esse processo, com o projeto sendo votado em segundo turno. A cicatrização só será completa com a sanção do Governador nos retornando para a PMMG, de onde não deveríamos ter saído. É um sentimento indescritível, de alma lavada, de reparação de um dano enorme que nos foi causado. Depois de 20 anos no purgatório, começamos a pensar no céu”, disse.

Sargento Edmundo também agradeceu ao deputado Sargento Rodrigues pela perseverança, pela luta e pela vontade em fazer que um dia a anistia ocorresse. “Parabéns! Temos muito orgulho em tê-lo como nosso representante”, afirmou.

Emocionado, Sargento Rodrigues destacou que após 20 anos do movimento reivindicatório da PMMG conseguiu aprovar a proposição. “Agora, 20 anos depois, conseguimos levar a efeito o nosso PL que já estava aprovado desde o dia 12 de novembro de 2015, em primeiro turno. É uma matéria que sempre foi muito difícil a sua aprovação, mas hoje foi coroada com êxito pelos deputados estaduais mineiros”, disse.

Ao final, o parlamentar ressaltou que espera apoio dos líderes da base de Governo na ALMG para que o Governador do Estado faça a sanção do Projeto de Lei. “Nós esperamos que os deputados da base de governo trabalhem em conjunto para que o Governador do Estado possa sancionar esta matéria e cicatrizar estas feridas, como também acabar com a perseguição, pois até hoje existe uma discriminação nas fichas de cada policial militar mostrando que foi expulso da PM e reintegrado ao Corpo de Bombeiros. Este é um momento que realmente nós queremos agradecer a Deus e aos companheiros que nos ajudaram e foram expulsos e agradecer, também, ao nosso companheiro Cabo Valério que morreu naquele episódio”, completou.

Fonte: Facebook Sargento Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares