sábado, 28 de agosto de 2010

Polícia Civil de Minas Gerais adota plataforma Thin Computing da Tecnoworld

Em quase dois anos de projeto, 700 terminais do modelo Winlight 2 já foram implantados em todas as delegacias de Belo Horizonte

A Tecnoworld, fabricante brasileira de terminais magros Thin Clients que possui maior market share do mercado nacional, anuncia a implantação de 700 thin clients em todas as delegacias de polícia de Belo Horizonte (MG). O projeto de substituição dos PC convencionais pelos terminais magros teve início em 2008, e se desenvolve até hoje, com a expansão para outras unidades da polícia no interior de Minas Gerais. Essa ação foi motivada principalmente pela migração do Boletim de Ocorrência no papel para o meio eletrônico.

Com um investimento inicial de 800 mil reais, terminais do modelo Winlight 2 foram implantados em todas as áreas de atendimento das delegacias.

- A Polícia Civil já utilizava sistema Linux em desktops, porém, era visível o desperdício de processamento e de recursos, uma vez que os computadores eram utilizados somente para acesso à internet e impressão de PDF - explica o bacharel Cláudio Quintão, agente da Polícia III e especialista em Gestão de Redes com Software Livre.

Além da plataforma centralizada e aplicativos rodando nos servidores, Quintão comenta sobre o investimento que o governo mineiro tem feito na modernização das unidades policiais, e que tem tido reflexos positivos para todo o Estado. Segundo ele, a meta é implantar o Registro de Eventos de Defesa Social em todas as delegacias do Estado, que é a substituição do boletim de ocorrência pelo meio eletrônico.

De acordo com ele, com o Boletim de Ocorrência eletrônico, muita gente deixa de se preocupar com a perda ou extravio do documento no papel, uma vez que os dados estão armazenados no sistema, e poderão ser consultados sempre que necessário.

- Esse projeto também inclui a implantação dos terminais magros nos setores administrativos das delegacias, para englobar todas as áreas no novo sistema - afirma Quintão.

A implantação de uma plataforma thin computing proporcionou à Polícia de Belo Horizonte uma otimização do trabalho nas delegacias.

- Obtivemos uma redução significativa dos gastos com a manutenção das máquinas, e conseguimos também reduzir as despesas com deslocamentos da nossa equipe de TI, já que agora é possível fazer as atualizações do sistema ou dos aplicativos da rede de forma remota e simultânea em todas as estações de trabalho.

De acordo com o agente da Polícia, o projeto de substituição de PCs por thin clients será expandido para outras cidades de Minas Gerais.

- Com o sucesso do projeto podemos dizer que ainda não chegamos ao fim da implantação, pois mais unidades policiais do interior de Minas Gerais irão utilizar o thin client com o sistema Linux.

Fonte: Blog da Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares