domingo, 17 de outubro de 2010

Forro de gesso desaba no 5º BPCom

Um incidente ocorrido no último dia 12 de outubro assustou os policiais militares do 5º BPCom. O forro de gesso de uma parte do alojamento dos praças desabou e por sorte não atingiu nenhum militar, pois o alojamento estava vazio no momento do incidente.

Para se ter ideia da gravidade que o fato poderia ter, um colchão que foi atingido por um pedaço do forro teve a espuma rasgada e a madeira perfurada, deixando uma abertura de quase dez centímetros. Pelo relato do Comandante da Guarda no livro de serviço diário, o fato teria ocorrido por volta das 07:00h e por sorte todos estavam em outras dependências do quartel.

Procurado pelo presidente da Asprase, sargento Araújo, o Comandante do Batalhão, tenente-coronel Enilson Aragão, afirmou que todas as providências já estão sendo tomadas para substituir o forro danificado. A ideia do comandante é utilizar PVC em substituição ao gesso, pois é um material que oferece menor risco de acidentes.

O tenente Edênio, comandante do PCSv, acredita que a queda do forro possa ter sido causada pela fragilidade dos arames utilizados para sustentar as placas de gesso. As atenções agora se voltam não apenas para o reparo dos danos, mas para os forros da parte maior do alojamento e do refeitório, que deverão ser verificados a fim de se evitar novos acidentes.

O fato ocorrido no 5º BPCom serve de alerta também para que os comandantes de outras unidades adotem uma cultura preventiva na manutenção de suas instalações físicas, para que não sejam necessárias justificativas e lamentações por conta de problemas que podem ser evitados.

No caso do 5º BPCom o fato surpreendeu a todos, mesmo porque o atual comandante tem investido em melhorias nas instalações físicas daquela unidade, onde recentemente foi entregue o alojamento feminino, foi refeita toda a parte de iluminação do batalhão e foram feitas melhorias também no corpo da guarda. Mesmo assim, o incidente não foi evitado, deixando portanto um sinal de alerta que não pode ser desprezado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares