sábado, 15 de setembro de 2012

Polícia Civil de Alagoas produz 1º inquérito virtual do País

Dentro do plano de gestão do delegado-geral, Paulo Cerqueira, que visa o processo de Modernização e Virtualização dos Procedimentos Policiais e Administrativos, a Polícia Civil de Alagoas remeteu à Justiça, nesta quarta-feira (12), o primeiro inquérito policial totalmente virtualizado do país, por meio da certificação digital.

“Trabalhamos para inserir a PC na era digital e esta é mais uma etapa no processo de desenvolvimento organizacional que estamos implementando, visando modernizar todos os procedimentos da polícia. Esta é a concretização de um trabalho que começou com a certificação digital dos delegados e escrivães”, esclareceu Paulo Cerqueira.

Segundo o diretor da Deinfo (Diretoria de Informática e Estatística), delegado Medson Maia, esta é a primeira vez que um inquérito é concluído totalmente de forma digital no Brasil. “Na área civil já é uma prática trabalhar virtualmente, mas na área criminal, este é o 1º projeto, que começa a funcionar no Brasil”, esclareceu.

Medson Maia ressaltou ainda que, dentro dos inúmeros benefícios está a economia de tempo, consumo de papel e também de combustível, uma vez que não é mais necessário, descolar um policial para a entrega física dos inquéritos à Justiça alagoana.

O primeiro inquérito foi remetido eletronicamente para a 9ª vara criminal, ao juiz Geraldo Amorim.

A delegada do 10º Distrito Policial (DP) da capital, Luci Mônica, que conduziu as investigações e a confecção do procedimento de forma virtual, ressaltou a facilidade de usar os meios eletrônicos.

“A ferramenta inovadora é muito rápida e simples. O procedimento oferece mais agilidade e maior economia de tempo e até financeira às atividades policiais”, afirmou.

De acordo com Luci Mônica, o caso investigado foi uma tentativa de homicídio, ocorrido no último dia 03, deste mês e ano, na localidade conhecida como “Boca do Inferno”, no Village Campestre, em Maceió, quando Maria do Carmo da Conceição atentou contra a vida de seu esposo, Severino Quaresma dos Santos Filhos.

Segundo Medson Maia, até o final do ano, todas as delegacias do Estado estarão prontas para usar as novas ferramentas tecnológicas.  A intenção é abolir o uso de papel na comunicação oficial em todos os tramites da instituição.

“Já começamos a trabalhar assim entre diretorias, delegacias e todas as unidades policiais e agora já iniciamos a remessa dos inquéritos da capital totalmente virtualizados”, informou.

Nas últimas semanas, técnicos da diretoria de Informática e Estatística, realizaram treinamentos sobre os procedimentos de virtualização, digitalização de documentos e certificação eletrônica, nas delegacias regionais de São Miguel dos Campos, Penedo, Arapiraca e Palmeira dos Índios, para o uso da nova ferramenta tecnológica. O trabalho nas regionais prossegue até o mês de outubro. As informações são do portal da Polícia Civil do Estado de Alagoas.

Fonte: Blog do Delegado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares